Em 1967, o mundo vivia a efervescência da principal revolução comportamental do século XX: a geração baby boomer, inconformada com os rumos de uma sociedade cada mais afundada em conflitos sociais e geopolíticos, tomou as rédeas do movimento de contracultura dos anos 1960 e revolucionou a forma de produzir e consumir arte.

Foi nesse cenário caótico que John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr (expoentes do movimento hippie e maior banda do mundo à época) lançavam seu trabalho mais icônico: o álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band.

E o contexto era favorável para tal empreitada dos quatro jovens de Liverpool: o disco nasceu durante o auge do movimento flower power e de festivais de música como o Woodstock, formando o grande manifesto da geração que pregou o amor acima de tudo, em uma época conturbada da história americana e mundial, entre os protestos raciais de Martin Luther King, a corrida espacial e a Guerra do Vietnã. Qualquer semelhança com a atual realidade não é mera coincidência.

No Brasil, por exemplo, o ano de 1967 também ficaria conhecido pelo surgimento da Tropicália, movimento cultural que rompeu com o conservadorismo – desta vez, de parte da classe artística da esquerda brasileira – e incluiu o som das “guitarras elétricas americanizadas”, capitaneadas por Caetano Veloso, Gilberto Gil e Os Mutantes de Arnaldo Baptista, influenciados diretamente pelos Beatles.

O box e o Pepper

O disco é um divisor de águas na indústria fonográfica e cultural, tendo influenciado não somente a música, mas também a moda e os costumes de toda uma geração de jovens, criando aquilo que hoje conhecemos como “cultura pop”. Desde sua capa, composta por flores e imagens de ídolos de infância dos quatro Beatles, até a idealização de um trabalho ‘conceitual’, Sgt. Pepper’s mostrou que era ‘proibido proibir’ qualquer inovação musical nos anos 60.

Em comemoração ao aniversário de cinquenta anos do disco, Sgt. Pepper’s ganhou em maio deste ano um relançamento do tamanho de sua importância. O box tem até o formato de um bumbo psicodélico, igual ao usado por Ringo Starr na capa de ‘Pepper’ e traz, além do cd remixado, um pôster com os quatro Beatles (vestidos como “a banda do Sargento Pimenta”), uma camiseta e um pôster com fotos da banda na época do lançamento. O preço médio do boxset está entre R$ 180,00 nas principais lojas do ramo.

A remasterização conseguiu o que os fãs de banda acreditavam ser impossível: melhorar o já impecável trabalho dos Beatles, com versões límpidas de clássicos como ‘Lucy In The Sky With Diamonds’, ‘A Day In The Life’ e ‘With a Little Help From My Friends’, tornando a viagem beatlemaníaca ainda mais psicodélica e memorável.

Graças ao trabalho do competente Giles Martin (filho do falecido produtor dos Beatles, George Martin), é como se pudéssemos ouvir uma mosca voando pelos estúdios de Abbey Road, em Londres. Todos os instrumentos estão lá, límpidos e em alto e bom som, pedindo para fazer parte da festa. O circo vitoriano em ‘Being For The Benefit Of Mr. Kite’ que o diga.

Para os fãs mais ávidos às novidades, um problema: o box vendido no Brasil não contém o segundo disco com vários outtakes, contendo versões alternativas, como a instrumental de She’s Leaving Home ou as duas versões que deram origem a ‘Strawberry Fields Forever’. Quem quiser obter o disco extra, precisará recorrer a Amazon ou obter o material importado na loja oficial da banda.

Mas esse é um pequeno contratempo dentro de uma coletânea muito bem idealizada, visto que junto ao box há a presença do Paz, Amor & Sgt. Pepper’s, que conta, em detalhes, o processo de produção de ‘Pepper’, escrito pelo próprio produtor da banda, George Martin (considerado por muitos como “o quinto Beatle”), além de conter depoimentos exclusivos dos quatro membros.

No geral, o box comemorativo de cinquenta anos de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band cumpre o combinado, trazendo horas de entretenimento para quem gosta da obra da mais importante banda da história, tornando-se uma peça obrigatória na coleção de todo fã de boa música.

Álbum: Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band – Box Comemorativo ’50 anos’
Artista: The Beatles
Produtor: Giles Martin
Gravadora: EMI
Preço: R$ 180,00 (em média)
Link para ouvir no Spotify: https://open.spotify.com/album/3LXItxKnnJcEDc5QdTc00n

Confira estas ofertas incríveis na Amazon, exclusivas para leitores do Quinquilharia.

COMPARTILHAR